Sobre peitos e amamentação

   Esta semana escutei a seguinte frase de uma paciente do SUS: " o governo manda a gente amamentar nossos filhos até dois anos de idade, mas não paga a plástica na mama depois!!". Ela estava muito brava e com vergonha de mostrar as mamas que alimentaram quatro crianças. Segundo ela, os três primeiros mamaram até o sexto mês e o menor até três anos, fato que causou "um estrago" nas mamas dela. No entanto, os três primeiros filhos ela teve até os vinte anos (realidade brasileira) e o último com trinta anos.
   E aí? O que você acha disto? As mamas podem "cair" após a amamentação?
   Na verdade, cada mulher vai ter um impacto diferente nas mamas após a amamentação, mas dificilmente, elas voltarão ao que eram antes da gravidez. Sorry... Isto porque sofrem ação hormonal durante a gestação e lactação, no intuito de propiciar a produção de leite. Ficam maiores para abrigar o alimento sagrado e a pele se distende nos primeiros meses de amamentação, quando o bebê só se alimenta de leite. Portanto, já cai por terra a afirmação da paciente que atribuiu a flacidez de suas mamas ao tempo de amamentação. Depois dos primeiros meses, a produção de leite se adequa à quantidade que o bebê mama, não havendo mais distensão mamária.
   E a idade da mãe influencia?  Sim, em mamas jovens há o predomínio de tecido glandular, que deixam as mamas com consistência firme. Com o passar da idade, vai havendo uma substituição por tecido gorduroso, que deixam as mamas mais amolecidas. Por isto, o controle do peso é um fator importante na gestação, pois se a mulher ganhar muito peso, o tecido gorduroso da mama também vai aumentar, contribuindo para a distensão da pele e posterior flacidez. Sem falar nas estrias...

   As mamas também podem diminuir de tamanho após a amamentação, por diminuição das glândulas mamárias, mas também podem aumentar, principalmente se a mulher estiver acima do peso. Além disto, se o bebê mama mais de um determinado lado, esta mama poderá ficar maior do que a outra, já que recebeu maior estímulo para o seu crescimento.
   O número de gestações também influencia já que o "vai-e-volta" do tecido mamário e da pele é maior.
   De forma alguma quero desestimular a amamentação com este meu post. Reforço que amamentar é uma experiência única, de amor, de conforto, de laço afetivo... Até hoje me lembro de como fiquei triste quando o meu filho não quis mais mamar e de como gostava da sensação do leite vazando do peito. Mesmo que a suas mamas não voltem a ser como antes, vale muito a pena vivenciar esta fase. E pode acontecer de ficarem melhores, mais bonitas, não é mesmo?
   Além do papel de nutrição do bebê, as mamas são muito importantes para a sexualidade da mulher. É uma notória arma no jogo de sedução. Não é uma delícia ousar com um decote de vez em quando? Na hora da transa é uma ferramenta a mais para a excitação do casal. Mas se você anda inibida com suas mamas ou transando de soutien, significa que esta "questão dos peitos" está realmente te incomodando. E não custa nada fazer uma visitinha ao cirurgião plástico. Escute o que ele tem a dizer e saiba que as suas mamas podem ficar lindas como antes e bem naturais.
  

Anatomia da mama. Veja como ela é feita de glândulas, ductos e gordura.
P.S.- Amamentar reduz o risco de câncer de mama, mas somente se ocorrer até os vinte anos de idade...eu, mãe Balzaca não me beneficiei desta vantagem da amamentação...

Marcadores: , ,